Páginas

sábado, 26 de março de 2011

E Chega o Grande Dia!!!

Inauguração do Ponto de Cultura Axé Raízes


O Clube Guarani, no dia 19 de março, às 18 horas, inaugurou o “Ponto de Cultura Axé Raízes”, um evento histórico que deu início a uma nova fase desse clube. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entidades sociais e outros pontos de cultura, além de representantes de clubes sociais negros, oficineiros, artistas plásticos, casas de religião, professores, Prefeito Municipal, Secretários Municipais e associados do  clube Guarani, todos em prol do resgate cultural.

No primeiro momento do ato cerimonial, compuzeram a mesa o prefeito Municipal Jorge Cardozo, o presidente do Legislativo Municipal, Itamar Botelho da Silva, Miguel Isold, representando a pró-reitoria da FURG, o superintendente da CORSAN, e ex-secretário de cultura de Arroio Grande, Ricardo Freitas, a secretaria de cultura Madelaine Mendes e a presidente do Clube Guarani Maria Geni Lemos dos Santos, cada um enfatizou, em seus pronunciamentos, a alegria e a satisfação de se ter um Ponto de Cultura em Arroio Grande, destacando a atual realidade do clube e desejando que, esse projeto, possa ser algo transformador dessa entidade.









Estado de conservação do prédio e atual situação
“O Antes e o Depois"









O evento contou com atrações de Dança Afro,  também, com a presença do Grupo de Artesanato de Arroio Grande, de Artistas Plásticos, do Grupo Musical Kako Xavier e Tamborada, do Grupo de Percussão da FURG e de Diego N3 Graffit, entre outras. Ocorreu, ainda, a inauguração do Memorial que conta um pouco da história do clube.

Grupo de Artesãos de Arroio Grande




Fios Religiosos/ Guias Maresias, de Daiane Vilela



Com a resposta positiva do público ao evento, foi apresentado um vídeo demonstrando o estado de conservação do prédio antes da reforma e a atual situação, algo como “o antes e o depois”, momento no qual os presentes se surpreenderam com esta virada de realidade, pois o Clube Guarani encontrava-se fechado a mais de quatro anos e hoje vive um momento de superação.





O projeto contempla a comunidade em geral, oferecendo os mais variados tipos de oficinas culturais, artísticas e sociais, também projetos itinerantes levando aos bairros, através das sedes de associações e outros espaços culturais ociosos do município, as peculiaridades e a diversidade cultural, promovendo a troca de informações e a inclusão social.


Neste dia, 19 de março de 2011, o Clube Guarani exalta a sua nova vida e conquista, dentre os vários relatos históricos do que aconteceu nesses “91 anos de fundação”, O Ponto de Cultura Axé Raízes, ponto esse que faz parte da Rede de Pontos de Cultura da FURG orientados pelo Pontão Geribanda.

Decerramento da Placa de Inauguração do Ponto de Cultura - Vereador Itamar, Prefeito Jorge Cardozo, Presidente do Clube Maria Geni Lemos, Secretário de Turismo Afrânio Ávila da Silva e Vagner Lisboa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário