Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mês de Setembro... Ponto de Cultura Axé Raízes repleto de Atividades!!!

Pontão Geribanda - Reunião dos Pontos de Cultura FURG

No dia 26 de setembro, o Ponto de Cultura Axé Raízes participou do encontro de Pontos de Cultura na FURG, o evento teve como objetivo, além de outras informações e orientações da Prestação de Conta, o planejamento do Encontro da Rede de Pontos de Cultura durante o Geribanda Movimento de Arte e Cultura na FURG que será realizado de 26 a 29 de novembro.





Semana do Idoso Lar dos Velhinos

O Ponto de Cultura Axé Raízes - Clube Guarani participou da Semana do Idoso no Lar dos Velhinhos, com participação de todos os idosos. O Ponto de Cultura realiza semanalmente atividades no Lar dos Velhinhos.




















Axé Raízes na Semana Farroupilha de Arroio Grande

"Nossas Raízes"

O Ponto de Cultura Axé Raízes participou das comemorações da Semana Farroupilha 2011 com uma programação intensa desde Shows, concursos e desfiles. No dia 19 setembro, às 18h e 30min, participamos do Desfile Temático, com o tema Época das Charqueadas, contando a História da  lida com o gado, uma atividade de suma importância para as charqueadas. Essa foi a primeira e mais importante indústria do Estado, a economia passou a depender da força de trabalho dos negros escravos trazidos para as charqueadas. No nosso carro mostramos além do trabalho, que os escravos faziam naquela época, a venda do charque, a cerâmica, trabalhos manuais e as telhas, as quais eram moldadas nas cochas dos negros. Esse foi um período de grande crescimento econômico, especialmente de Pelotas e Rio Grande.  A principal atividade cultural que os negros desenvolviam nessa época era a  Capoeira, que eles praticavam escondido dos donos das Charqueadas.

Casal Gaúcho -Prenda com Brasão do Ponto de Cultura e Gaúcho Brasão do Rio Grande do Sul

Ponto de Cultura Axé Raízes Mostra sua Cultura e o Amor pelo Rio Grande

Casal Donos das Charqueadas



Carro Época das Charqueadas

Apresentação do grupo GDT - "Defendendo o Charque" - motor econômico mais significativo


Confecção do Carro do Ponto de Cultura Axé Raízes - Época das Charqueadas (1780 – 1840)





Agradecemos a colaboração das alunas da Oficina de Artesanato, que se empenharam e dedicaram-se confecção do Carro Temático do desfile da Semana Farroupilha de 2011.




 Sexta-Feira 16 de Setembro - Palestra Furg/ Educação Patrimonial e de Cinema, Vídeo e Fotografia


No dia 16 de setembro, sexta-feira, aconteceu no Ponto de Cultura Axé Raízes a Palestra Educação Patrimonial e de Cinema, Vídeo e Fotografia, com a participação de palestrantes da FURG, cujo objetivo foi orientação e entendimento para o Concurso de Fotografia "Árvores De Arroio Grande", promovido pelo Grupo Ecológico Amantes da Natureza em parceria com o Ponto de Cultura Axé Raízes – Clube Guarani. Os palestrantes Vinicius Rocha - cinema, vídeo e fotografia -  e Celia Pereira - educação patrimonial - mostraram alguns trabalhos executados e  dividiram seus conhecimentos com alunos das oficinas do Ponto de Cultura, reforçando o trabalho que já esta sendo desenvolvido.






De 9 a 10 de Setembro - Acampamento Regional de Cultura Afro

O Ponto de Cultura Axé Raizes participou do Acampamento Afro em São Lourenço do Sul, um evento que resgata, preserva, valoriza, promove e aprofunda os conhecimentos em relação à trajetória, tradições, identidade e conquistas dos descendentes africanos, em diferentes momentos históricos, o que afirma a pluralidade étnica do RS.

A nossa Participação foi satisfatória ao adquirir conhecimentos sobre a cultura, além da divulgação do trabalho que está sendo desenvolvino no Ponto de Cultura. Com uma programação que abrangia segmentos da cultura, educação e saúde, criou-se uma relação entre o tempo e o espaço no sentido de se criar ideias e produzir reflexões através do diálogo entre os participantes do evento.


Artesanato

Shows

Palestras




Oficina Tambores

Construção de Atabaques


Oficina Cabelos



Beleza Negra

Religiosidade

Oficina de Máscaras

Vice-presidente do Clube Guarani Giza Conceição, Coordenadora do Evento Vera Duarte, Vice-Governador do Estado Beto Grill, Cordenadora do Axé Raízes Leticia Ferraz, Presidente do Clube Guarani Maria Geni Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário